quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Cremação

Assim que chega ao crematório o corpo é levado à sala de cerimônia para ser velado. No final da homenagem, a urna desce (numa alusão ao sepultamento) por um elevador até uma ala subterrânea, onde a cremação será feita.

Sem abrir o caixão, um profissional passa o detector de metais portátil na altura do peito do cadáver para certificar-se de que não há marcapasso no corpo. O aparelho pode explodir devido à alta temperatura do forno. Também retiram-se as alças de metal e os vidros do caixão.

Por lei, deve-se aguardar 24 horas após o óbito antes de dar início à cremação propriamente dita. Mas, nos crematórios mais procurados, os corpos chegam a ficar até dois dias na fila de espera. Enquanto não são cremados, eles permanecem em uma geladeira a 0 0C.

O caixão com o cadáver é colocado quando o forno ainda está frio.

As cinzas de um adulto pesam entre 1 quilo e 1 quilo e meio e são recolhidas por uma abertura no forno. Frias, elas passam por um ímã, que recolhe eventuais metais, e, por fim, são trituradas para que o tamanho dos grãos fique uniforme.

O Columbário (palavra que vem do latim e que significa casa das pombas), é um recinto fechado por vidros, com nichos o qual ficam as caixas com as cinzas, com o retrato da pessoa ou com algo pessoal como terço etc., até quando os familiares decidirem o que farão com as cinzas. Pode ficar no Columbário para sempre, se assim a família desejar.

A cremação não se dá na frente de ninguém.

Nenhum comentário: